Os acidentes de trabalho são prejudiciais tanto para as vitimas quanto para as empresas, e por este motivo é importante aplicar conceitos de segurança para além das NRs. Mas você já conhece as aplicações da Segurança Comportamental?

Este conceito é uma aplicação da psicologia comportamental, que visa promover a segurança no ambiente de trabalho, envolvendo os colaboradores, com técnicas de segurança e gestão.

A Segurança Comportamental propõe técnicas e planejamentos, para a redução de comportamentos de riscos e a exposições dos trabalhadores. Com a finalidade de diminuir os riscos causadores de acidentes no ambiente de trabalho com a adoção de alguns procedimentos, a conscientização e a mudança de uma maneira geral no comportamento de toda a equipe se fazem necessários para que gestores tenham um resultado significativo, e que impacte positivamente toda a equipe.

Basicamente Segurança Comportamental é o gerenciamento de desempenho que grupos de trabalho exercem por eles mesmos.

Técnicas para que os grupos consigam gerenciar seu próprio desempenho, buscando encontrar indicadores deficientes que determinem os comportamentos críticos. Para além da cobrança pela utilização de equipamentos de segurança, aplicação de procedimentos operacionais corretos, além do preparo no atendimento de emergências. O ponto chave é identificar nos trabalhados os estados em que ocorram erros e que possam ocasionar, ou contribuir, para que aconteçam acidentes.

Os principais pontos, são:

Em programas de segurança, sempre envolver a liderança da empresa.  Os líderes de setor são peças chaves para aumentar o nível de percepção de risco dos colaboradores, e para isso devem ser engajados primeiro. O nível de comprometimento com o próximo e o comprometimento com ações de segurança devem ser visíveis a todos dentro da empresa.

Ensinar o trabalhador a conhecer o perigo da atividade e a tomar conhecimento de que isso pode provocar um acidente de trabalho, alguma perda ou dano, o agente de risco pode provocar nele mesmo (colaborador) e/ou nos colegas.

Apontar  que  o impacto do trabalho no trabalho do outro jamais deve ser desprezado!

Sempre salientando e ressaltando a importância da cultura de segurança. Vivenciar a gestão de segurança em todos os seus processos.

Desenvolver espírito vigente, onde as pessoas cuidam umas das outras espontaneamente.

Dar feedbacks e reconhecer esforços, pois o reconhecimento gera uma grande motivação aos participantes de uma cultura de segurança.

E lembre-se lidar com o comportamento humano é pré-requisito básico para ser ter sucesso nos resultados de segurança de sua empresa.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato pelos nossos meios:

E-mail: kochepis@kochepis.com.br

Facebook: Koch Epis

Instagram: @kochepis

Telefone: +55 (51) 3561-2731

Curta a Koch no Facebook! CLIQUE AQUI