A Proteção Térmica é um dos fatores fundamentais para o conforto e segurança dos trabalhadores que lidam com Altas Temperaturas. Isso porque a exposição à este agente de risco pode causar danos à saúde se não for devidamente atenuada. O nível de conforto térmico definitivamente é uma delas e por isso deve ser levado em consideração para a Segurança do Trabalho.

Os EPIs para a Proteção Térmica são fundamentais para a saúde e segurança dos trabalhadores que atuam com altas temperaturas. Isso porque os efeitos de um desequilíbrio térmico causado pela falta de conforto no ambiente de trabalho pode causar inúmeros acidentes e/ou doenças ocupacionais.

Dessa forma, além de colocar a saúde dos seus funcionários em risco, você estará colocando a sua empresa sob risco judicial. Isso porque os EPIs são regulamentados pela NR 6 e, portanto, são de fornecimento obrigatório por parte da empresa.

Para isso, deverão ser analisados outros fatores importantes, como:

Fatores Físicos: temperatura do ar, velocidade e umidade;

Psicológicos: saúde mental do funcionário;

Fisiológicos: resposta do nosso corpo a uma determinada condição.

Existem muitos segmentos e profissões que demandam a utilização da Proteção Térmica devido ao trabalho com altas temperaturas. São eles:

– Metalúrgicas;

– Siderúrgicas;

– Atividades que envolvam Soldagem;

– Gastronomia e ramo alimentício;

Entre outras funções.

É certo que o trabalho nessas condições oferece riscos à segurança dos trabalhadores. No entanto, se todos fizerem a sua parte pela Segurança do Trabalho, esses agentes podem ser eliminados e atenuados, promovendo o trabalho mais seguro embora as adversidades.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato pelos nossos meios:

E-mail: kochepis@kochepis.com.br

Facebook: Koch Epis

Instagram: @kochepis

Telefone: +55 (51) 3561-2731

Curta a Koch no Facebook! CLIQUE AQUI