
A Proteção Térmica é um dos fatores fundamentais para o conforto e segurança dos trabalhadores que lidam com Altas Temperaturas. Isso porque a exposição à este agente de risco pode causar danos à saúde se não for devidamente atenuada. O nível de conforto térmico definitivamente é uma delas e por isso deve ser levado em consideração para a Segurança do Trabalho.
Os EPIs para a Proteção Térmica são fundamentais para a saúde e segurança dos trabalhadores que atuam com altas temperaturas. Isso porque os efeitos de um desequilíbrio térmico causado pela falta de conforto no ambiente de trabalho pode causar inúmeros acidentes e/ou doenças ocupacionais.
Dessa forma, além de colocar a saúde dos seus funcionários em risco, você estará colocando a sua empresa sob risco judicial. Isso porque os EPIs são regulamentados pela NR 6 e, portanto, são de fornecimento obrigatório por parte da empresa.
Para isso, deverão ser analisados outros fatores importantes, como:
Fatores Físicos: temperatura do ar, velocidade e umidade;
Psicológicos: saúde mental do funcionário;
Fisiológicos: resposta do nosso corpo a uma determinada condição.
Existem muitos segmentos e profissões que demandam a utilização da Proteção Térmica devido ao trabalho com altas temperaturas. São eles:
– Metalúrgicas;
– Siderúrgicas;
– Atividades que envolvam Soldagem;
– Gastronomia e ramo alimentício;
Entre outras funções.
É certo que o trabalho nessas condições oferece riscos à segurança dos trabalhadores. No entanto, se todos fizerem a sua parte pela Segurança do Trabalho, esses agentes podem ser eliminados e atenuados, promovendo o trabalho mais seguro embora as adversidades.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato pelos nossos meios:
E-mail: kochepis@kochepis.com.br
Facebook: Koch Epis
Instagram: @kochepis
Telefone: +55 (51) 3561-2731