Todo ano, em comparação com outros lugares, o Brasil registra números preocupantes de acidentes de trabalho, e vários destes acidentes poderiam ser evitados. Mas você sabe quais são os principais acidentes de trabalho? E como eles ocorrem? Neste artigo vamos falar sobre estes acidentes, suas causas e ainda dar dica de como evita-los.

De acordo com a lei nº 8.213/1991, art.19 “acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho”.

Dados do Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social (AEPS) indicam o registro de 612.632 acidentes de trabalho em 2015 no país. Deste total, 383.663 foram acidentes típicos, 106.039 de trajeto e 13.240 de doença do trabalho.

Dentre todos estes acidentes que acontecem todo o ano, alguns são mais recorrentes e ocorrem com mais frequência do que outros, levando em conta que estes mais comuns podem acabar com graves consequências, separamos os principais.

Principais causas de acidentes de trabalho são:
+Não utilizar o EPI adequado;
+Negligência na instrução do usuário;
+Falta de conhecimento técnico;
+Atitudes imprudentes;
+Negligência ou ausência de fiscalização.

Não importa onde estiver, leve a segurança com você!

Curta a Koch no Facebook! CLIQUE AQUI