O que é SESMT?

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT nada mais são do que colaboradores da área da saúde que visam a garantir a integridade física da equipe de trabalho no ambiente ocupacional. Desse modo, uma equipe SESMT pode ser composta por:

  • auxiliares de enfermagem;
  • técnicos de enfermagem;
  • enfermeiros do trabalho;
  • técnicos em segurança do trabalho;
  • engenheiros de segurança do trabalho;
  • médicos do trabalho.

Quais as funções do SESMT?

Regulamentado pela NR 4 e com a principal missão de promover a saúde do trabalho, os integrantes do SESMT têm como função:

  • utilizar a Engenharia e a Medicina do Trabalho para reduzir/eliminar os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho e nas máquinas;
  • designar Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para todos os colaboradores que atuam em áreas nas quais o risco não está neutralizado;
  • ser responsável técnico pelo plano de saúde ocupacional da empresa, bem como dar suporte medicinal a demandas de emergência;
  • estreitar relações com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
  • estimular atividades educacionais que têm como objetivo conscientizar os colaboradores acerca da segurança do trabalho.

Quais as vantagens do SESMT?

Sem dúvidas, a principal vantagem dessa ferramenta é a preservação da saúde humana, já que, com ela, de fato, há uma melhora nos quesitos de identificação e controle de riscos ocupacionais. Além disso, vale destacar que, em casos nos quais o acidente de trabalho não foi evitado mesmo tomando todas as precauções possíveis, a equipe do SESMT desempenha um papel vital. Isso porque ela é a grande responsável por providenciar os primeiros socorros para as vítimas, representando, assim, uma vantagem por garantir a redução dos impactos de um acidente na empresa.

Qual a diferença entre SESMT e CIPA?

Ambas as ferramentas visam preservar a saúde do colaborador em um ambiente de trabalho, contudo, a CIPA tem seu foco na prevenção de doenças e de acidentes de trabalho (essencialmente com a responsabilidade de elaborar meios técnicos para a identificação e a mensuração dos riscos presentes na empresa), já a SESMT se concentra basicamente no parâmetro saúde ocupacional. Portanto, agora que você já conhece o SESMT, fica mais claro notar o quão importante essa equipe é para a segurança do trabalho na indústria. Vale ressaltar, ainda, que, em casos de dúvida em relação à execução do SESMT (número mínimo de integrantes, parâmetros de obrigatoriedade, entre outros), a Norma Regulamentadora 4 é uma ótima fonte de consulta, já que ela é a responsável por definir essas diretrizes.

Gostou de saber mais sobre o SESMT? Compartilhe com seus amigos que precisam saber estas informações…

Não importa onde estiver, leve a segurança com você!

Curta a Koch no Facebook! CLIQUE AQUI