LUVAS, ITEM BÁSICO PARA UM AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO!

O EPI não é um custo e sim um investimento. As luvas de segurança são essenciais para o trabalhador ter a proteção necessária contra os riscos nas atividades do dia a dia. No mercado, encontramos diversos tipos de luvas e muitas vezes dificulta o consumidor na hora da escolha do EPI ideal. Proteger as mãos é uma das medidas de seguranças mais importantes, afinal, utilizamos esta parte do corpo com muita frequência nas tarefas profissionais.
Diariamente, utilizamos esta parte do corpo para exercer diversos tipos de tarefas, sejam elas profissionais ou não! Frequentemente realizamos ações, utilizando as mãos como “ferramenta de trabalho”, como por exemplo para manusear equipamentos, cortar alimentos, carregamento de pesos, manutenção elétrica, entre outras funções.
De acordo com o Ministério do Trabalho, as mãos é a parte do corpo mais atingida em acidentes de trabalho ou domésticos, tais como, queimaduras, cortes, fraturas, lesões que podem até mesmo impossibilitar e incapacitar os movimentos das mãos. Por isso, o uso do EPI é de extrema importância para que o trabalhador exerça as suas tarefas com segurança na jornada de trabalho.
A luva de segurança é um EPI destinado a proteção das mãos e membros superiores. Por ser um equipamento de proteção individual, o CA é obrigatório em todas as luvas e disponibilizado no site do MTE para tirar as dúvidas sobre cada modelo de luva para que possamos compreender qual o tipo de risco que o EPI irá proteger, como:

Riscos Físicos ou Mecânicos: Abrasão, corte, perfuração, choque elétrico e temperatura.
Riscos Químicos ou Biológicos: Bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus.

Encontramos diversas variedades de luvas de proteção individual com características distintas para atender as necessidades específicas de cada atividade profissional. Podemos classificar este EPI com diferentes critérios, como por exemplo a sua utilização, o seu método de fabricação, o tipo de proteção que elas oferecem, os materiais utilizados, espessura, entre outros. Por isso, vamos mencionar alguns modelos que pode encontrar em nossa vasta gama de opções de luvas e explicar quais são os riscos que ela protege.
Luva de Vaqueta e Raspa de Couro: São excelente para resistência à abrasão e por ser couro, possui boa resistência nas atividades de solda. Para atividades onde não exija muita maleabilidade, estão entre as favoritas.
Luva para Temperatura: Protege contra altas e baixas temperaturas dos diversos tipos de ambientes de trabalho.

Luva de Malha: Resistem à riscos de abrasão e contato com farpas de madeiras e outros. Quando são de malha de algodão, proporcionam excelente conforto térmico pois, o algodão tende a absorver o suor das mãos.

Lembrando que existem outros modelos de luvas de segurança! Para cada atividade específica, um tipo de proteção adequada para proteger o trabalhador contra os riscos existentes. Por isso, é tão importante a identificação dos riscos ambientais para a escolha dos equipamentos de proteção individual e coletiva, para que seja possível compreender quais as ameaças à saúde e integridade física do trabalhador devemos proteger.

Quer saber mais? Nos contate por meio dos contatos:

(+55 51) 3561.2731

(+55 51) 3561.1287

E-mail: kochepis@kochepis.com.br

Curta a Koch no Facebook! CLIQUE AQUI