
O eSocial é um projeto do SPED (Sistema Público de Escrituração Contábil) desenvolvido pelo Governo Federal com o escopo de garantir aos trabalhadores direitos previdenciários e trabalhistas.
Antes do eSocial o contratante (empresa) enviava vários dados a diferentes órgãos, em alguns casos, tinha que enviar o mesmo dado a mais de um órgão. Isso provocava enorme confusão e trabalho dobrado.
O eSocial veio para tornar o processo mais simples aos empregadores cumprir as obrigações trabalhistas e previdenciárias previstas em lei.
E ficará mais fácil para os órgãos fiscalizadores terem acesso a tudo o que acontece na relação entre empresa e trabalhador.
O sistema entrando em vigor possivelmente mudará muita coisa na forma como a segurança e saúde no trabalho será vista e praticada nas empresas.
Apesar de toda a mudança no processo entre empresa e trabalhador, o eSocial não alterou a legislação.
O cumprimento da NR 17 sempre foi e continua obrigatório.
O que muda é a necessidade de uma gestão integrada e completa dos dados referente a Ergonomia, visto que agora haverá uma maior transparência dos dados, facilitando o controle e a fiscalização do governo, quanto ao cumprimento da norma.
Será uma espécie de “auditoria”, em que serão analisados o cruzamento dos dados de Ergonomia, com o ramo de atividade da empresa, dados da saúde e reclamatórias trabalhistas, facilitando assim também, as chances de autuação pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A KOCH vem de longa data frisando a importância das questões ergonômicas nas empresas, e por este motivo oferece para todos seus clientes visita técnica com ergonomista fisioterapeuta do trabalho e linha completa de cintos lombares, todos em conformidade com NR-17
Agende sua visita pelo: 51 3561.2731
Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato pelos nossos meios:
E-mail: kochepis@kochepis.com.br
Facebook: Koch Epis
Instagram: @kochepis