O uso de EPIs é peça chave para a Segurança do Trabalho nas empresas. Isso porque eles configuram a última saída para assegurar a saúde e a segurança física dos trabalhadores em um local ou atividade de risco. No entanto, eles não fazem o trabalho sozinhos.

Para que sejam de fato eficientes, é preciso tomar alguns cuidados fundamentais tanto quanto ao uso de EPIs como quanto à sua guarda e conservação.

Por isso,  reunimos as melhores práticas para o cuidado e o uso de EPIs e como você pode aplicar esse conhecimento na sua empresa, com os seus colegas ou funcionários. Tenha uma boa leitura e compartilhe!

8 DICAS DO USO DE EPIS E CONSERVAÇÃO:


– SIGA SEMPRE AS INSTRUÇÕES DO FABRICANTE

Sem sombra de dúvidas, o primeiro grande passo para o correto uso de EPI’s é seguir as recomendações do fabricante. Não há ninguém com maior autoridade para dizer como um produto deve ser utilizado, lavado, conservado ou armazenado do que o responsável pela fabricação. Portanto siga sempre as instruções recomendadas e oriente os colaboradores de sempre fazerem o mesmo. Em todos os produtos da KOCH EPI’s você encontrara as recomendações e outras informações importante sobre os produtos, por isso sempre leia antes de utiliza-lo e caso tenha dúvida nos contate que estaremos prontos para lhe dar o devido suporte.

– RESPEITE AS LIMITAÇÕES DO CERTIFICADO DE APROVAÇÃO

Se um equipamento é EPI, então ele deve ter CA – Certificado de Aprovação. Este certificado é o que garante que o produto tenha sido fabricado conforme recomendam as autoridades locais. Dessa forma, torna-se apto a oferecer a proteção a qual se destina. Após buscar por um determinado equipamento, faça uma consulta online quanto ao CA do produto. No site oficial você encontrará os riscos aos quais o EPI protege entre outras informações bem importantes e interessantes de se ter conhecimento.

UTILIZAR O EPI SOMENTE DURANTE AS ATIVIDADES

Existem muitos trabalhadores que pensam que o EPI deve ser utilizado a todo instante, o que não é verdade! O uso de EPIs só é permitido e obrigatório durante a realização de uma determinada atividade ou presença em um determinado local de risco. Após a finalização dessas situações, o equipamento deve ser retirado e armazenado no local apropriado.

REALIZE O PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO CORRETO EM CADA EPI

Para que possuam boa durabilidade e ofereçam a segurança desejada por mais tempo, é fundamental que haja um processo correto de Higienização dos EPIs. No entanto, cada equipamento possui suas instruções que devem ser respeitadas a fim de não danificar o produto. A melhor maneira de saber o processo ideal de higienização de cada equipamento é consultando as recomendações do fabricante. Porém, existem algumas práticas comuns a vários produtos, como: lavar sempre com sabão neutro; secar à sombra; não guardar o produto úmido; entre outros.

– ARMAZENE OS EPIS ADEQUADAMENTE

Saber onde está cada um dos EPIs é mais do que uma questão de organização, é algo que contribui para a vida útil do equipamento. Você precisa ter certeza que o produto está abrigado do calor e da umidade, longe de objetos pontiagudos, entre outras situações que pudessem danificar alguma coisa. Além disso, não guarde os Equipamentos de Proteção junto das roupas dos funcionários, é importante que haja um isolamento para evitar possíveis contaminações ou coisas parecidas.

– REALIZE TREINAMENTOS EM EQUIPE

Como nós sempre falamos aqui na loja: a informação anda de mãos dadas com a prevenção! Não há Segurança do Trabalho sem conhecimento. Por este motivo, organize não só um treinamento com a sua equipe, como um calendário de treinamentos, principalmente sobre o uso de EPIs. Muitas vezes, são muitos os equipamentos a serem utilizados, o que pode causar uma confusão ou até mesmo uma negação dos colaboradores para utilizá-los. No entanto, é importante salientar da importância e conscientizar a equipe com frequência. A utilização errada de um equipamento pode colocar a vida do trabalhador em risco e tornar a sua empresa suscetível a processos judiciais. Educando os colaboradores, você estará evitando que esses problemas aconteçam e colaborando para a Segurança do Trabalho na sua empresa.

FIQUE DE OLHO NO PRAZO DE VALIDADE

Durante a utilização do EPI, é muito importante ficar atento ao prazo de validade do equipamento. Isso porque a partir daquela data limite, o produto não estará mais apto a oferecer a proteção necessária e esperada pelo usuário. Colocando, assim, a vida do colaborador em risco!  Além disso, a empresa também será autuada se um funcionário for pego utilizando EPI fora da validade. Portanto, fique atento aos prazos até mesmo para realizar um controle de EPI adequado.

– ATENTE-SE AO ESTADO DO EPI

Além do prazo de validade, é importante ficar atento ao estado de conservação do Equipamento. Muitas vezes, mesmo dentro da validade, o EPI pode ser danificado por conta de algum impacto ou contaminação. Nestes casos, é fundamental que seja feita a substituição do produto. É interessante fazer um check-list dos pontos críticos dos produtos e informar aos usuários, para que eles mesmos possam fazer essa checagem, antes de iniciar os trabalhos. Também é muito importante que um responsável, gerente, encarregado ou o próprio SESMT façam esse check-list um pouco mais minucioso em todos os EPIs com uma certa frequência.

Precisando de alguma solução em segurança do Trabalho? Conte sempre com a KOCH EPIs! Aqui nós não oferecemos apenas EPIs, Uniformes, Sinalização… Oferecemos também uma parceria, vantagens exclusivas e orientações de qualidade!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato pelos nossos meios:

E-mail: kochepis@kochepis.com.br

Facebook: Koch Epis

Instagram: @kochepis

Telefone: +55 (51) 3561-2731

Curta a Koch no Facebook! CLIQUE AQUI